A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) anunciou a interrupção temporária da travessia na ponteca de Mazambanine, na província de Maputo, entre este sábado e domingo, devido ao aumento significativo da descarga de água na Barragem dos Pequenos Libombos.
De acordo com um comunicado da instituição, a descarga da barragem foi elevada progressivamente de 35 metros cúbicos por segundo para 50 m³/s, podendo atingir 120 m³/s já na próxima segunda-feira. A medida é preventiva e visa garantir a segurança da infraestrutura e das populações ribeirinhas.
A DNGRH alerta que o aumento do volume de água poderá provocar o galgamento da ponteca de Mazambanine, estrutura que liga a Vila de Boane à Estação de Tratamento de Água do Umbeluzi, tornando a sua travessia temporariamente inviável.
“O ajustamento das descargas tem como objectivo criar capacidade de encaixe para o escoamento proveniente de montante da barragem”, refere o documento, sublinhando que os níveis poderão ser revistos em função da evolução hidrológica.
As autoridades recomendam à população que evite a travessia do local durante o período indicado e que siga atentamente os avisos oficiais, de modo a prevenir acidentes e situações de risco.