Um grave acidente de viação voltou a expor os riscos do transporte semi-colectivo nas estradas moçambicanas. Três pessoas perderam a vida e outras dez ficaram feridas na noite desta terça-feira, após uma violenta colisão entre duas viaturas de passageiros no distrito de Chongoene, província de Gaza.
O sinistro ocorreu por volta das 20 horas, na movimentada estrada que liga Xai-Xai a Manjacaze. De acordo com relatos recolhidos no local, as duas viaturas estariam a disputar passageiros ao longo da via, situação que terá contribuído para o choque frontal. O impacto foi tão severo que duas vítimas morreram de imediato.

A Polícia da República de Moçambique confirmou a ocorrência e informou que decorrem investigações para apurar as causas exactas do acidente. As equipas de emergência prestaram socorro aos feridos, que foram evacuados para o Hospital Provincial de Xai-Xai.



Horas depois, o director clínico daquela unidade sanitária, Geremias Laquene, confirmou o óbito de uma terceira vítima, que não resistiu à gravidade dos ferimentos, elevando para três o número de mortos.
Perante mais este episódio trágico, as autoridades reiteram o apelo aos automobilistas, sobretudo aos transportadores semi-colectivos, para que abandonem práticas perigosas nas estradas, alertando que a imprudência continua a custar vidas humanas no país. ( Paula nhampossa)